#7- Islândia – Reiquiavique (Reykjavik)

Mais de um ano sem escrever, está na hora de tomar vergonha na cara e postar algo novo.

2014 - Kolgrafafjörður - Fiordes Islandeses
Hoje escreverei sobre a Islândia, acredito que foi o lugar mais bonito que já conheci (no post da Tailândia falei a mesma coisa, mas viajei depois de ter publicado). Quem gosta de viajar para ver natureza, este é o lugar. Conhecida como Terra do Fogo e Gelo, cenário de gravação do Game of Thrones e filmes como A Vida Secreta de Walter Mitty, Interestelar, Thor, Capitão América [...] é também o local mais perto do meu habitat natural que já fui.
Habit de belugas

A população do país é de apenas 330.000 habitantes sendo que 200 mil moram na capital mais norte do planeta, Reiquijavique (Reykjavík). Há mais ovelhas do que pessoas, cerca de 450.000! Elas estão por todos lugares, inclusive nas estradas causando acidentes. Muitas vezes em 3, uma branca, uma preta e uma malhada. A colonização da ilha começou com monges Celtas seguida de exploradores escandinavos, os famosos vikings. O nome Ísland na língua nórdica antiga significa Terra do Gelo (Iceland em inglês) mas o primeiro nome do páis foi Snæland (terra de neve).

2014 - Terras élficas
No folclore do país há criaturas místicas como Elfos e Trolls, para mais de 50% da população esses entes realmente existem mas vivem em outra dimensão. Turistas acham isso engraçado mas os locais acham isso um insulto. A idéia de que os Elfos existem é levado tão a sério que existem até advogados dos elfos, mediums que possuem a habilidade de conversar com estes seres. Obras de estradas já foram canceladas por invadir território elfo e por aí vai...


2014 - Minha amiga Troll me segurando
Viajar na Islândia é bem fácil, o país está preparado para o turismo e todo mundo fala inglês.  Difícil é decorar e falar o nome dos locais. Quem não lembra do vulcão que entrou em erupção em 2010? - Eyjafjallajökull. Existem diversos vídeos no Youtube ensinando como pronunciar, principalmente da época que o desastre aconteceu. Camisetas em lojas de souvenirs que não faltam.

Voos para Islândia saem de alguns países da Europa e do Estados Unidos. Voei por Londres pela companhia low cost WOW Air chegando em Keflavik. Além do preço, o diferencial desta companhia é que eles tentam ser descolados cantando parabéns para aniversariantes e se alguém quiser pedir para fazer uma dedicatória as comissárias falam nos auto falantes. Outro exemplo é o saco de vomito.

Como todo país escandinavo, viajar na Islândia é caro. Considerado um dos países mais caros para viajar. Tentamos economizar onde podíamos. Pegamos um shuttle de Keflavik para Reykjavik chamado FlyBus. É a forma mais barata para se chegar no centro da cidade, o trajeto leva aproximadamente 1 hora e não é muito bonito pois passa pelo distrito industrial. Pelo menos tem wi-fi grátis para passar o tempo.

Chegamos em Reykjavik famintos mas ainda precisávamos deixar nossos mochilões no hostel. Toda chegada em uma nova cidade é a mesma coisa, andar e se perder para encontrar o albergue. O pensamento é sempre o mesmo quando se caminha 20kg nas costas... Por que trouxe tanta coisa?

Check-in feito, hora de caçar comida. Fuçando no tripadvisor encontramos um local chamado Noodle Station que vendia Lamen/Noodles/Miojo a um preço bem acessível e bem servido. Era pleno verão de 10oC na Islândia e nada melhor que um belo caldo quente.
Saco de Vomito, Basalto, Orgão dentro da Igreja
Depois da pança cheia começamos a explorar a cidade, a primeira parada foi a igreja Hallgrímskirkja que é o principal ponto turístico da cidade. A arquitetura dela foi inspirada em basaltos formados pela lava nas paisagens do país. Basaltos são rochas vulcânicas que formam a partir de lava resfriada lentamente dando o formato poligonal. Além da arquitetura exterior, a igreja chama atenção no interior por possuir um órgão de 15 metros de altura com 5275 tubos.

2014 - Hallgrímskirkja
Andamos mais um pouco na cidade, várias lojinhas que vendem souvenirs de vikings, poeira do vulcão, mini trolls e elfos. Visitamos a escultura Sun Voyager (Sólfar) no oeste da cidade. Em 1986 houve uma competição de esculturas para comemoração de 200 anos da cidade e esta foi a vencedora. É comum acharem que a escultura representa um barco viking, porém o artista construiu com a idéia de barco dos sonhos em homenagem ao sol, simbolizando luz, esperança, progresso e liberdade.

Fomos dormir cedo pois no dia seguinte pela manhã íamos atrás do que seria nosso meio de transporte e acomodação... Prometo que o próximo post saí em menos de 10 dias.
2014 - Eu olhando a escultura, achando que era um barco viking.


0 comentários:

Postar um comentário